CLIQUE AQUI PARA CONTATOlogo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O primeiro narrador de futebol americano do Brasil

Eu já havia ouvido algo a respeito, mas achava que era boato ou confusão. "Futebol americano sendo transmitido na TV brasileira dos anos 60"? Impossível...

O esporte de Vince Lombardi, Joe Montana e Tom Brady chegou aos brasileiros pelas mãos do Luciano do Valle, na TV Bandeirantes do final dos anos 80. Certo?

Errado. Foi algumas semanas atrás, durante um jogo em que eu comentava no BandSports, que chegou um e-mail do artista plástico e fã de futebol americano Fernando Fernandes, de Teresópolis (RJ). Ele comentava sobre os jogos transmitidos na TV Tupi e narrados pelo falecido Walter Silva, o "Pica-pau".

Fui pesquisar e vi que era isso mesmo: em 1969, ano em que Joe Namath incendiava a NFL com os recém-campeões New Yor Jets, a TV Tupi transmitia futebol americano nas noites de domingo.

Fiquei intrigado com a história do "nosso Sunday Night Football pioneiro" e com vontade de saber tudo a respeito: que jogos foram exibidos? Era ao vivo? Quanto tempo durou isso? Quem comentava? Tinha boa audiência? Como eram as narrações (na época em que não havia internet e ninguém conhecia o esporte aqui)?

Descobrir é tarefa difícil. Walter Silva (na foto) morreu no começo deste ano e boa parte dos arquivos da Tupi perderam-se em incêndios ou roubos, durante a falência da empresa dez anos depois.

Mas é um desafio que vou encarar. Espero em breve conseguir essas respostas e postar aqui. Se você quiser ou puder ajudar, é só falar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Arma secreta contra Brett Favre!

Será que os Packers usarão esta arma secreta para "forçar um fumble" no Favre domingo?



(Notem como o moleque se livra do primeiro tackle... hahahahha!)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A história do Monday Night Football em filme

Começo de Monday Night Football, De Sean Jackson faz um TD sensacional no primeiro drive dos Eagles e logo me vem a inspiração para um texto.

Mas, como você sabe, eu não falo do campeonato em si aqui no blog. Prefiro escrever de tudo que envolve o futebol americano, sua história, seu folclóre, sua mística. Então a inspiração hoje é a história do Monday Night Football, que completa 40 anos nesta temporada.



Em vez de contá-la, vou instigar você, leitor, a assistir a um filme. Chama-se “Monday Night Mayhem”, uma produção da TNT para a televisão, feita em 2002, com John Turturo estrelando o papel principal. Ele incorpora Howard Cosell, o primeiro narrador do MNF e o homem que deu formas a esse novo tipo de transmissão.

É preciso lembrar que o MNF revolucionou o modo de transmitir jogos de futebol americano. Até 1969, as partidas eram exibidas de forma “burocrática”.

Havia duas – às vezes três – câmeras fizas, dispostas a uma boa distãncia do campo, além de um narrador play-by-play e um comentarista naquele estilão antigo, dos anos 50.

Aliás, como você viu alguns posts abaixo (“Transmissão interrompida e o desenho Heidi”), às vezes não transmitiam nem o final da partida...

O Monday Night Football mudou tudo isso, trazendo criatividade, ação, música, show ao futebol americano (para saber mais, veja: http://www.imdb.com/title/tt0268466).

Recomendo muito o filme, que, infelizmente, não está disponível para venda no Brasil. Mas você pode baixa-o em inglês no Pirate Bay ou outros sites de torrents e afins.

Ou torcer para a TNT exibi-lo um dia desses!

-----------------------------------------------------------

PS: Dei uma entrevista para o site Mídia Esporte. Confira: http://midiaesporte.blogspot.com/2009/10/midia-esporte-entrevista-paulo-mancha.html

Juiz da NFL sofre...

<a href="http://video.msn.com/?mkt=en-us&amp;brand=foxsports&amp;from=metadatawidget_en-us_foxpsorts_videocentral&amp;vid=3fca40cb-a548-4b11-b5ae-974de92f4f15" target="_new" title="NFL on FOX: Ref laid out">Video: NFL on FOX: Ref laid out</a>

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Futebol americano no BandSports

Nem todos precebem, mas, aos poucos, o futebol americano vai ganhando cada vez mais espaço no BandSports. Vejam só que rola semanalmente:


Programa 1o Tempo, com Elia Júnior

Participação semanal de Paulo Mancha ou Sílvio Santos Jr, nas terças-feiras, 10h, falando de NFL.







Programa BandSports Football

Todas as terças-ferias, 19h, uma hora com os melhores momentos de todas as partidas do fim-de-semana, com Ivan Zimmerman e Paulo Mancha ou Sílvio Santos Jr.

Programa Magazine Bandsports, com Sérgio Patrick

Participação semanal de Paulo Mancha ou Sílvio Santos Jr. nas sextas-feiras, 19h, falando de NFL e do Torneio Touchdown.

Jogos da NFL ao vivo!

Todos os domingos à tarde, um ou dois jogos para você, ao vivo, com narração de Ivan Zimmermann e comentários de Paulo Mancha ou Sílvio Santos Jr.





quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lances engraçados de futebol americano

Fazia um tempinho que eu não postava uns bloopers por aqui...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Jogo interrompido... e o desenho da Heidi


Domingo, 18 de outubro, 18h02, estúdios do BandSports. Eu e Ivan Zimmermann estamos narrando o 4º período de Giants x Saints quando, sem nenhuma explicação, a imagem que vem do satélite muda para outro jogo, Cardinals X Seahawks.

Olhamos um para o outro, sem entender nada e chamamos um break comercial. Começa uma corrida desesperada para descobrir o que raios estava acontecendo. Seria um erro técnico nosso, do BandSports? Seria um problema de satélite?

Minutos depois vem a resposta. O departamento de operações internacionais da NFL simplesmente declarou que “a partida já estava ganha para o New Orleans” e mudou o sinal para outro jogo.

Confesso que nunca havia visto algo assim antes, em 3 anos de transmissão da NFL.

Até seria razoável se estivéssemos, por exemplo, na fase decisiva do campeonato e o sinal fosse desviado para um jogo importante nos últimos minutos, prestes a se decidir. Mas não era o caso. Mudaram para uma partida que estava começando e que não tinha qualquer interesse especial. Motivo? Não sei.

Bem, o BandSports está tomando as devidas providências, pois isso é algo meio surreal e não pode ocorrer de novo.

Agora, não é a primeira vez que isso acontece. A mais famosa mancada desse tipo serviu de lição – ou pelo menos deveria ter servido – para todos que lidam com transmissões da NFL. Foi uma partida entre New York Jets e Oakland Raiders, em 1968, que ficou conhecida como o “Heidi Game” ou “Heidi Bowl”.


“Heidi” era um desenho animado que fez sucesso nos anos 60. Naquele 17 de novembro de 1968, um longa metragem baseado no desenho estava programado para a NBC às 19 horas. Portanto, três horas depois do início de Jets x Raiders, marcado para 16h.

Acontece que o jogo durou mais do que o esperado e, quando o relógio deu 19h, ainda faltava 1 minuto e 5 segundos.

O placar era de 32 a 29 para os Jets.

Acreditando que nada de importante pudesse ocorrer naqueles 65 segundos restantes, os chefes do departamento de programação da NBC mandaram cortar o jogo e iniciar a transmissão do filme Heidi.

Péssima decisão... Em menos de um minuto, os Raiders fizeram dois touchdowns e viraram o jogo.

Os torcedores que haviam “terminado de ver uma vitória dos Jets", foram surpreendidos com o gerador de caracteres da NBC anunciando, por sobre as imagens do filme Heidi, o placar final da partida: “Raiders 43 x 32 Jets”. Vitória de Oakland!

Não é preciso dizer que uma enxurrada de reclamações assolou a NBC naquela semana. A emissora fez um pedido público de desculpas no dia seguinte e mostrou os 2 touchdowns que ninguém pode ver ao vivo. Confira no vídeo:



Essa se tornou uma das mais famosas passagens do folclore do futebol americano, que mudou o modo de encarar as partidas da NFL. Os jogos passaram a ter prioridade, mesmo quando “aparentemente decididos”.

Todo fã de futebol americano nos EUA já ouviu falar do “Heidi Game” ou “Heidi Bowl”. Menos o funcionário da NFL que mudou o sinal neste último final de semana. Acho que vou mandar o link da Wikipedia pra ele...

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Wildcat – uma novidade de 70 anos!

Ninguém entendeu quando o time do Miami Dolphins executou uma jogada em que não havia nenhum quarterback em campo, numa partida contra o New England Patriots, em 2008. Mas, conforme a partida evoluiu e mais vezes essa jogada foi tentada, todos perceberam que a novidade deixava a defesa adversária atônita.


Pois é, a Formação Wildcat veio para ficar. Vários times a tem usado e, nesta última semana, os Dolphins destruiram a defesa dos Jets usando e abusando desse artifício.

Mas de onde veio a Wildcat? “Do college football, mais especificamente da Universidade de Arkansas”, responde a maioria. É verdade. Mas uma “meia verdade”. A Universidade de Arkansas, de fato, leva o crédito por ter usado essa formação sem quarterback nos últimos anos. Mas ela está muito longe de a ter inventado.

Curiosamente, amigo fã de futebol americano, a Wildcat Formation é um dos sistemas de ataque mais antigos do futebol americano. Sim, essa formação é apenas uma das variações da Single Wing Formation, a tática de ataque que era mais comum até a década de 1940.

Como assim, eles não usavam quarterback 70 anos atrás? Sim, usavam. Mas o quarterback não tinha a importância dos dias de hoje. Até o começo dos anos 50, era comum fazer o snap com quatro jogadores no backfield. A bola ia para qualquer um deles. E qualquer um deles podia correr com ela ou lançar.

SINGLE WING FORMATION - DÉCADA DE 1940

Na maioria das vezes, era o quarterback que arremessava. Mas halfbacks, tailbacks, wingbacks e mesmo fullbacks também podiam executar o forward pass se quisessem. E o quarterback corria muitas vezes ele mesmo com a bola, sem precisar fazer handoff ou toss para um running back.






JOHNNY MAJOR - tailback da Universidade do Tennesseee (1953-56), era conhecido como "Triple Threat" ("Ameaça Tripla") porque era capaz de chutar, correr e lançar bem em qualquer jogada. Foi um dos últimos reis da Formação Single Wing.


Duas coisas acabaram com a Single Wing. Primeiro, a rápida e radical evolução dos QBs depois que a bola mudou de tamanho e formato, em 1934 – até então, ela era maior e mais molenga; portanto, bem pior para lançar.

A segunda coisa foi a especialização das posições, resultante inclusão da regra de substituições livres durante a Segunda Guerra Mundial. Mas isso é assunto para outra coluna...

O fato é que a Single Wing, mesmo saindo de moda nos anos 50, nunca perdeu totalmente seus adeptos. Acredite se quiser, existe nos Estados Unidos uma “Associação de Técnicos adeptos da Single Wing” (o site está com bug, mas dá pra visitar: http://www.nswca.org/), assim como outros sites de entusiastas dessa tática antiga (veja http://www.directsnapfootball.com/).

Felizmente, algum desses levou a ideia à Universidade de Arkansas. E de lá ela veio para o Miami Dolphins.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mudança de rumo no blog...

Pois é... Este blog vai ficar "sério". Hahahahah...


Seguinte, pessoal... Quando criei o FFS, junto com meu brother Sílvio Santos Jr., a ideia era ser um lance "for fun". Ou seja, mostrar vídeos, fotos e fatos engraçados de futebol americano. Isso porque já existiam diversos outros blogs sérios, fazendo um ótimo trabalho de análise da NFL (veja a lista ao lado).

Mas as coisas mudam... Agora que o Sílvio foi dar um rolê pela Europa, aproveito para dar um golpe-de-estado e mudar os rumos deste blog. O Sílvio que me perdoe, mas vou fazer... exatamente aquilo que ele sempre pediu! (risos)

Mas calma... Este não será mais um blog de análise e notícias do campeonato da NFL. Já tem outros muito bons fazendo isso. particularmente, recomendo o Diário NFL, o O Quarterback e o novo blog do Ivan Zimmermann. Todos muito bons!

E este blog, o que trará daqui para frente?

Trará crônicas e relatos de bastidores das transmissões.
Trará histórias do futebol americano de todos os tempos.
Trará entrevistas com jogadores de agora ou do passado.
Trará informações técnicas.
Trará reflexões pessoais, minhas e do Sílvio.
E trará também os lances engraçados de sempre!

Na verdade, a mudança já está acontecendo. Basta ver os posts mais recentes. Creio que o Sílvio vai curtir. Mesmo que eu tenha feito essa mudança de modo arbitrário e subreptício (ganha um CD do Tubaína quem souber o que significa essa palavra...)

É isso, pessoal. Cheers!

Paulo Mancha

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Fotos da festa de lançamento da Extra Point Cultura Esportiva


Veja como foi o lançamento da EXTRA POINT CULTURA ESPORTIVA, no dia do início da temporada 2009 da NFL, no The Wall Rock Bar, em São Paulo (clique na imagem):


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Animação de dezenas de jogadas de futebol americano

Galera, achei este mecanismo muito bacana para quem quer aprender as principais jogadas de um playbook de futebol americano.
Basta escolher ("Select Play") e apertar o botão ("Animated Interact Play") que a movimentação toda dos jogadores é exibida. Confiram!
(Observação: o mecanismo abre em um POP UP quando você clicar na imagem abaixo)


Se não abrir, clique abaixo ou copie e cole o endereço no seu navegador: