Jogo interrompido... e o desenho da Heidi
Domingo, 18 de outubro, 18h02, estúdios do BandSports. Eu e Ivan Zimmermann estamos narrando o 4º período de Giants x Saints quando, sem nenhuma explicação, a imagem que vem do satélite muda para outro jogo, Cardinals X Seahawks.
Olhamos um para o outro, sem entender nada e chamamos um break comercial. Começa uma corrida desesperada para descobrir o que raios estava acontecendo. Seria um erro técnico nosso, do BandSports? Seria um problema de satélite?
Minutos depois vem a resposta. O departamento de operações internacionais da NFL simplesmente declarou que “a partida já estava ganha para o New Orleans” e mudou o sinal para outro jogo.
Confesso que nunca havia visto algo assim antes, em 3 anos de transmissão da NFL.
Até seria razoável se estivéssemos, por exemplo, na fase decisiva do campeonato e o sinal fosse desviado para um jogo importante nos últimos minutos, prestes a se decidir. Mas não era o caso. Mudaram para uma partida que estava começando e que não tinha qualquer interesse especial. Motivo? Não sei.
Bem, o BandSports está tomando as devidas providências, pois isso é algo meio surreal e não pode ocorrer de novo.
Agora, não é a primeira vez que isso acontece. A mais famosa mancada desse tipo serviu de lição – ou pelo menos deveria ter servido – para todos que lidam com transmissões da NFL. Foi uma partida entre New York Jets e Oakland Raiders, em 1968, que ficou conhecida como o “Heidi Game” ou “Heidi Bowl”.
“Heidi” era um desenho animado que fez sucesso nos anos 60. Naquele 17 de novembro de 1968, um longa metragem baseado no desenho estava programado para a NBC às 19 horas. Portanto, três horas depois do início de Jets x Raiders, marcado para 16h.
Acontece que o jogo durou mais do que o esperado e, quando o relógio deu 19h, ainda faltava 1 minuto e 5 segundos.
O placar era de 32 a 29 para os Jets.
Acreditando que nada de importante pudesse ocorrer naqueles 65 segundos restantes, os chefes do departamento de programação da NBC mandaram cortar o jogo e iniciar a transmissão do filme Heidi.
Péssima decisão... Em menos de um minuto, os Raiders fizeram dois touchdowns e viraram o jogo.
Os torcedores que haviam “terminado de ver uma vitória dos Jets", foram surpreendidos com o gerador de caracteres da NBC anunciando, por sobre as imagens do filme Heidi, o placar final da partida: “Raiders 43 x 32 Jets”. Vitória de Oakland!
Não é preciso dizer que uma enxurrada de reclamações assolou a NBC naquela semana. A emissora fez um pedido público de desculpas no dia seguinte e mostrou os 2 touchdowns que ninguém pode ver ao vivo. Confira no vídeo:
Essa se tornou uma das mais famosas passagens do folclore do futebol americano, que mudou o modo de encarar as partidas da NFL. Os jogos passaram a ter prioridade, mesmo quando “aparentemente decididos”.
Todo fã de futebol americano nos EUA já ouviu falar do “Heidi Game” ou “Heidi Bowl”. Menos o funcionário da NFL que mudou o sinal neste último final de semana. Acho que vou mandar o link da Wikipedia pra ele...
17 Comentários:
história sinistra..rsrs.. até mandei um twitter ontem pra vc comentando que não tinha problema eles cortarem e que, obviamente, entendíamos o lado de vcs apesar de achar sacanagem, principalmente com os torcedores de ambos os times; mas com essa experiência anterior foi mesmo um absurdo.
Este comentário foi removido pelo autor.
Este comentário foi removido pelo autor.
Realmente bizarro. Eu pensei que a Band comprasse os direitos dos jogos e pudesse passá-los até o fim se entendesse ser o melhor a fazer. Não sabia que o estagiário lá da Fox/CBS poderia terminar com o jogo quando quisesse... :D Aqui vai o link para a (ótima) matéria completa da NFL Films sobre o Heidi Game (YouTube). Abraços, Nizardi.
Ai Paulo, porque o Bandposrts não passa mais as reprises dos jogos ? Isos faz uma falta danada!
Esqueci de colocar o link no meu post anterior... :( Segue aqui: http://www.youtube.com/watch?v=zJAn3cTMXW8
Pois é...estava com minha esposa asssitindo ao jogo e de repente....cadê o jogo?rssss
Mancha, essas trocas de jogos em partidas decididas acontecem direto nos EUA, na Fox e CBS. Ninguem quer ficar assistindo o final de um jogo que já tem um vencedor ao invés de ver um final emocionante que está passando em outras cidadaes ou o começo de alguma partida interessante. A pena é que vcs não tinham a 1a partida.
Pois é, Danilo, se tivessem mudado para um jogo que estivesse no final, prestes a ser decidido, tudo bem. Nós narraríamos o final daquele jogo e o telespectador até gostaria. O problema é que nos jogaram para um jogo que estava começando! E nós não podíamos transmiti-lo! Ficamos completamentamente "vendidos" na história...
Que pena o ocorrido né Mancha mas ta tudo certo, semana que vem vocês vem com tudo de novo. Heheh
Mancha me manda um email pro conradopp@hotmail.com , explicando os fatos pro meu blog que é http://deolhonofa.wordpress.com/
Ajuda mue blog ai tbm hehe
Ficarei esperando sua resposta
Imagino o que deve ter acontecido com vocês ontem... Postei sobre isso no meu blog, o Mídia Esporte. É pra se revoltar mesmo, mas espero que isso não aconteça mais.
Quero aproveitar e lhe pedir uma entrevista para o meu blog. Se não conhece ainda, dê uma passadina lá:
midiaesporte.blogspot.com
Qualquer coisa me responda nesse e-mail:
otomilas@hotmail.com
Abs!
Este comentário foi removido pelo autor.
MANCHA, MAIS UM DETALHE QUE PODE SER MELHORADO NAS TRANSMISSÕES, O LOGOTIPO DO BANDSPORTS, FICA BEM ENCIMA DOS PLACARES DOS JOGOS EM ANDAMENTO, NUM PODE DEIXAR NO RODAPÉ DA TELA OU DO LADO ESUQERDO NAUM????? ABRAÇOS
Todo mundo sabe que a culpa não é de vocês, mas tem um probleminha que vem me irritando a algum tempo.
Mancha o áudio original anda muito alto, as vezes fica dificil de escutar vocês...o som do Zimmerman costuma oscilar bastante também dai eu tenho que ficar aumentando de diminuindo de volume toda hora.
Mancha você comentou sobre um artigo ou reportagem que fala sobre as posições mais difíceis nos esportes, a primeira é ser GM do Yankees se não me engano e a outra é ser QB do Dallas se tiver o link ficaria muito agradecido se vc postasse fiquei muito curioso pra saber as outras.
Abraços
No probs. Também não esquentei com o problema.
Este problema de som de fato existe.Aqui, o som dos intervalos é bem mais alto que o da transmissão. Mas já não sei se isto é algo que o pessoal da bandsports possa solucionar ou se o problema esta alhures.
Eu gosto da transmissão de vcs, o Zimmermann é uma figuraça...mas acho que ele funciona melhor para narrar jogos mais lentos tipo beisebol ou cricket (é legal, embora lento, o cricket!). No FA as vezes ele acaba deixando de enfatizar o jogo para contar os causos (que são bem engraçados é verdade...mas que seriam mais legais inseridos nas pausas dos jogos).
Aliás, Mancha, admiro a sua criatividade e a do SSJr em passar dos temas dos causos do Zimmerman pro jogo rs, tipo:
IZ: - O cara encheu a cara etc.
PM ou SSJr: - Mas, veja só, quem encheu a cara agora foi o defensor dos Patriots, Ivan Zimmermann hehehehe
Tudo de bom pra vcs! Espero que os problemas se solucionem e Parabéns pelo trabalho!
Tiago. St André, SP.
Eu achei até melhor pra ser sincero!
Já tava puto com a secundaria do meu giants, e a linha que nao fez pressao no Brees
Realmente, uma sacanagem o que a geradora fez... Mas é assim mesmo, bola pra frente que a temporada é longa.
Paulo, tenho uma dúvida: Esse ano a Bandsports tem os direitos de transmissão dos jogos da NFL Network que vão começar em novembro ou só das partidas de domingo? Porque há várias partidas bem interessantes, como a do Thanksgiving Classic, que é uma das mais tradicionais da liga.
Valeu!
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial