Estratégia dentro de um pé de meias
Sabe aquelas fotos instantâneas, tiradas do alto, que você vê os jogadores e técnicos da NFL analisando na sideline durante os jogos? Pois é, essa prática corriqueira hoje em dia surgiu, acredite, graças à ousadia de um presidente de time, que arriscava sua vida para ajudar o técnico nos anos 50.
Estou falando de Wellington Mara, que foi um dos manda-chuvas do New York Giants por boa parte do Século 20. Em 1956, batendo papo com o Vince Lombardi (aquele mesmo que seria ídolo como treinador dos Packers e viraria nome do atual troféu da NFL), Mara percebeu que fazia muita falta ao pessoal da sideline uma referência visual mais clara do alinhamento e das formações do time adversário. Algo que só poderia ser feito do alto.
Mara não teve dúvidas. Apesar de milionário e dono do time, resolveu meter a mão na massa e ele mesmo resolver o problema. Aliás, meter a mão no cimento: durante um jogo do Giants no Yankee Stadium, ele escalou precariamente as arquibancadas, arriscando-se a uma queda mortal, e, lá do alto, começou a tirar fotos com sua Polaroid - a câmera que gerava fotos instantâneas.
Mas como mandar as fotos para Vince Lombardi (então auxiliar dos Giants)? Descer e subir era não apenas arriscado como demorado demais. Wellington Mara, novamente, usou de criatividade. Tirou uma de suas meias, colocou várias fotos dentro, encheu de moedas, para dar peso, e arremessou o "pacotinho" lá do alto, bem nas mãos de Lombardi.
Estava criada uma técnica de aperfeiçoamento de estratégias que até hoje ajuda os head coaches. É claro que atualmente não se usam mais meias nem polaroids. Os estádios possuem lindos camarotes no alto das arquibancadas, que são alugados pelos times e onde ficam coordenadores e auxiliares.
Melhor assim. Com infinidade de jogadas nos playbooks de hoje em dia, seria preciso um caminhão de meias... E um cofre de moedas!
4 Comentários:
eu estava assistindo ao jogo de domingo quando você comentou essa história e achei muito legal. por favor, continue contando mais histórias que humanizam o esporte! :o)
Esse livro dá o que falar mesmo, um dos melhores que já li. Leiam: "The best game ever" Mark Bowden.
e ai Paulo
tentei acessar o site da AAS pra dar uma olhada nos produtos da NFL mas o site não ta abrindo.. :(
fico esperando voltar ao ar..
abraço
Muito bacana a história..
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial