CLIQUE AQUI PARA CONTATOlogo

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que eu mudaria nas regras do "soccer"

Em clima de Copa do Mundo, os leitores deste blog hão de me permitir fugir um pouco do nosso tema e falar de futebol da bola redonda (ou soccer, como chamamos aqui... risos).

Eu, Mancha, tenho gerado alguma polêmica (e até ódio!) ao criticar acidamente no Twitter a situação atual do futebol.

Minha opinião é que o esporte bretão está se tornando cada vez mais chato – e os números atestam isso. Nunca uma Copa do Mundo teve média de gols tão baixa. E não se trata de uma exceção. O número de gols vem caindo década a década.

Para se ter ideia, em 1958, a média foi de mais de 5 gols por jogo. Hoje, está em 1,5...

A grande maioria das pessoas culpa os técnicos, os jogadores, os dirigentes, o azar... Até para a coitada da bola, a Jabulani, sobrou desta vez!

Eu acho que essa é uma visão curta do problema. Quem tenta ver a coisa de um ponto de vista histórico percebe que a crise também está no esporte em si, nas suas regras e conceitos, e não apenas nas pessoas ou “na bola”.

Como assim? Explico: as regras usadas no futebol hoje são quase as mesmas de 100 anos atrás, quando ele começava a se popularizar. Muito pouco mudou: coisas como a proibição de recuar a bola ao goleiro ou a introdução dos cartões amarelo e vermelho (vale lembrar que já existia expulsão mesmo antes deles). De resto, só detalhes, como número de substituições ou interpretação de regras.

Acontece que nesses 100 anos, todo o resto mudou! O condicionamento físico dos jogadores é absurdamente maior do que antigamente, quando nem sequer eram profissionais (até a década de 1940, muitos “atletas” tinham outras profissões). E, como diz o ditado, destruir é bem mais fácil que construir. A melhora do condicionamento físico, ao meu ver ( e na opinião de muitos outros) ajudou mais aos defensores do que aos atacantes.

As táticas também evoluíram. Quando as regras do futebol foram estabelecidas, a preocupação em se defender era muitíssimo menor. Numa era em que havia muito menos pressão sobre técnicos e jogadores (lembrem-se: o futebol não tinha a importância de hoje), todo mundo só queria saber de atacar. Ora, as regras foram feitas nesse contexto. É natural que não tenham se preocupado em inibir o excesso de jogo defensivo, a retranca etc..

O problema todo é que a entidade que cuida das regras do futebol, a International Football Association Board – ou só Board, como costumam dizer os brasileiros – é uma confraria de velhinhos ultraconservadores que preferem morrer na forca a arriscar uma mudança.

E o mundo se acostumou com essa imobilidade, sem perceber que a maioria dos outros esportes, sobretudo basquete, vôlei e futsal, volta e meia mudam alguma regra para favorecer o jogo bonito, a disputa, o espetáculo.

O exemplo máximo dessa saudável flexibilidade está nos Estados Unidos, onde NCAA e NFL nunca hesitam em alterar regras se isso lhes parecer favorável. Essas entidades "corrigem" o rumo das regras conforme o esporte evolui.

É com esse espírito que eu faço minha quixotesca campanha para a mudança de regras do futebol “soccer”.

Algumas sugestões (não necessariamente para serem adotadas todas ou ao mesmo tempo):

1) Introdução de pedidos de tempo
É absolutamente ridículo o técnico ter que ficar se esgoelando na lateral do campo para dar uma instrução ao time. O cara treina o time a semana toda e, no momento mais importante, é impedido de ter uma comunicação decente com seus jogadores? Vejam que não estou sozinho nessa: nos anos 90, a Federação Paulista introduziu o pedido tempo. A parada, se solicitada por algum dos técnicos ocorria aos 22 minutos de cada tempo de jogo. Todos aprovaram. Menos a Board e a Fifa, que mandaram acabar com a brincadeira....

2) Impedimento só da intermediária para frente
A regra do impedimento foi criada numa época em que o condicionamento físico dos jogadores era bem inferior. Ela não reflete a realidade atual e tornou o jogo chato. Acabar de vez seria ruim, pois liberaria a “banheira” e diminuiria a importância dos meiocampistas. Mas se fosse traçada uma linha bem no meio da intermediária e o impedimento valesse só dali para a frente, o jogo se abriria, ganharia dinamismo e mais gols.

3) A bola não pode ser recuada para o próprio campo
Acho que nem preciso explicar isso. Alguém seria contra?

4) Limite de faltas coletivas
Assim como no basquete, sempre que um time cometer um certo número de faltas coletivas num tempo de jogo (5 faltas, por exemplo), todas as demais serão cobradas pelo adversário na meia-lua. Isso reprime o jogo feio, a violência e cria mais situações de gol.

5) Limite de faltas individuais
Sempre que um jogador levar cartão amarelo ou cometer sua 3ª falta, ele é obrigado a ficar 10 minutos fora. Isso estimularia o jogo técnico e faria a partida fluir mais. Além de mudara a dinâmica, como ocorre no power play do hóquei, por exemplo.

6) Fim do privilégio do goleiro em disputas de bola na pequena área
Pois é, o goleiro já pode usar as mãos. Precisa de mais regalias? Eu acho que não.

7) Limitar a barreira a 4 jogadores
Essa seria mais uma forma de criar situações de gol. Se você acha injusto, lembre-se que os goleiros evoluíram muito nos últimos 50 anos e que cada vez menos vemos gols de falta.


8) Mais substituições, com volta possível
Outra coisa que me incomoda é aquela história de um time (ou seleção) ter um baita jogador no banco e não poder usar. O aumento do número de substituições, com a permissão de volta do jogador que saiu, dinamizaria o jogo e acabaria com essa história de o cansaço fazer os times se conformarem com o placar. Jogo bonito e disputado até o fim. Quem tem o melhor elenco leva vantagem e pronto. Justo.

9) Juízes de cabine (tecnologia de videotape)
Rugby, tênis, futebol americano... Esses e muitos outros usam. Por que o futebol não pode? Os irlandeses agradeceriam.


10) Empates em 0 X 0 ou 1 X 1 não valem pontos
Pra mim (e pra boa parte do mundo), empate é algo muito chato. Zero a zero então... é um estelionato contra quem pagou ingresso. Esses resultados não deveriam valer pontos.


11) 3 gols de diferença significa ponto de bonificação e de punição
Essa regra é polêmica – e até já existiu, nos anos 70, no Brasil. Se um time ganhar por 3 ou mais gols de diferença, faria 4 pontos e não 3, como é hoje. O motivo é simples: alguém acha justo um jogo feio, que termina em 1X0 garantir a mesma pontuação que um 5x0? Eu não acho. E isso certamente incentivaria o jogo ofensivo, mesmo quando o time já está vencendo. Por outro lado, para evitar que um time perdendo por 3 gols “desistisse” do jogo, poderia haver a contrapartida: perda de 1 ponto na tabela para quem levasse a goleada (ok, algumas equipes pareceriam o boletim escolar do Sílvio Santos Júnior: um monte de pontos negativos! Risos...)

------------------------------
Há outras regras e sugestões. Mas por enquanto, ficamos por aqui...

Podem comentar (e xingar! risos...)

32 Comentários:

Às 17 de junho de 2010 às 10:16 , Anonymous Renato Matos disse...

Cara, sensacional! Muito boas as sugestões. Eu já tinha pensado em várias delas, principalmente no que diz respeito à bonificação/punição em pontos devido ao resultado do jogo. Mas, como você mesmo disse, os velhinhos são completamente conservadores e conta mudanças!

 
Às 17 de junho de 2010 às 10:27 , Blogger Zappa disse...

eu fui um dos que liam todo dia no twitter seus comentarios sobre mudança de regras e tava bem curioso pra saber as sugestoes. Muito bom Mancha,concordo plenamente com vc. O futebol parou no tempo.

Abs
Zappa (steamrollers)
@zapparoli21

 
Às 17 de junho de 2010 às 10:38 , Anonymous Batatais disse...

Se não houvesse impedimento, viraria um circo.

Assista a copa, Mancha. Não dê uma de americano que só sabe falar mal do "soccer". Os gols estão saindo.

 
Às 17 de junho de 2010 às 10:43 , Anonymous Mauro Zaggue disse...

Ô Batatais (o cara aí de cima), aprende a ler!

O Mancha não disse nada sobre acabar com o impedimento.

Preste atenção antes de criticar !

 
Às 17 de junho de 2010 às 10:47 , Anonymous Mauro Zaggue disse...

Mancha, agora eu entendi o que voce queria dizer. Eu via seus comentarios no tweeter e estava apensando q voce estava só de má vontade com o a Copa, mas vi agora no seu blog que você tem argumentos muito bons. Mexeu com meus conceitos.

Parabens!

 
Às 17 de junho de 2010 às 10:54 , Blogger Avz disse...

Fala, Mancha!
Eu não acho o futebol atual chato, entendo o perde-ganha como uma luta por espaço e oportunidades como o FA, mas sei que sou minoria. Se querem "melhorar" o futebol o problema é o espaço, que hoje em dia é muito reduzido (porque cada jogador corre muito mais). Assim, acho que essas regras não mudariam muita coisa.
No entanto, o Sócrates (jogador da época que você acompanhava o futebol) tem uma sugestão (que ele quer provar cientificamente fazendo 40 jogos teste): tirar 2 jogadores de cada time (ele também propõe a sua sugestão 8 - substituições ilimitadas e de ida/volta).

Abraço!
Vidiz

 
Às 17 de junho de 2010 às 13:04 , Anonymous Sambo disse...

Concordo com as ideias mas acho que o mundo nao ta preparado para essas mudanças, ia ter muita cornetagem.

 
Às 17 de junho de 2010 às 13:58 , Blogger beatrizepedrosantanareis.blogspot disse...

Com certeza melhoraria o esporte, mas deveriam ter sido feitas com a evolucao do esporte, que na minha opiniao e muito "sujo" fora de campo, so vou citar as copas de 78 e 98 como exemplos.

 
Às 17 de junho de 2010 às 22:00 , Anonymous Anônimo disse...

Eu nao concordo com algumas dessas regras, mas concordo 100% que futebol ta muito CHATO.

 
Às 18 de junho de 2010 às 02:10 , Blogger Deee disse...

Na questão da analise por VT, a FIFA utiliza o argumento, deveras discutivel, por sinal, de q isso acarretaria num aumento de custos q seria impraticavel para certas ligas e campeonatos ao redor do planeta.
Além disso, argumentam os comentaristas e especialistas q a análise por VT eliminaria o fator da emoção do erro humano.
Vc citou tres modalidades coletivas (basquete, hoquei e futsal) q são disputadas num espaço menor q a metade de um campo de futebol.
De qq maneira, eu acho q a FIFA deveria, pelo menos, experimentar as regras do futsal incomuns as do futebol na grama, pelo menos.
Qto ao aumento de gols, discordo do Batatais.
Os gols estão saindo muito mais devido a falhas defensivas do q por merito dos ataques.
Pra quem se lembrar, foi a partir da Copa de 1990 q a essa coisa de priorizar mais a defesa do q o ataque começou a ser prioridade no futebol.Tanto q aquele foi um dos mundiais mais ruins de todos os tempos, com a unica exceção da seleção de Camarões.
Se vcs observarem, foi a partir da Copa e 1990 q média de gols começou a sofrer uma queda mais acentuada.As 3 piores médias de gols ocorreram a partir daquela Copa.

 
Às 18 de junho de 2010 às 07:27 , Anonymous Marcos Castello Branco disse...

O Mancha tem toda razão quando diz que as pessoas se acostumaram com o futebol do jeito que está, eu também achava perfeito antes de conhecer esportes americanos, NFL, NHL, só aí foi que vi que o futebol da FIFA está cheio de mentalidades obsoletas. Tem que expandir horizontes !

 
Às 18 de junho de 2010 às 14:53 , Blogger Igor Cometti disse...

O Mancha tem toda razão quando diz que as pessoas se acostumaram com o futebol do jeito que está, eu também achava perfeito antes de conhecer esportes americanos, NFL, NHL, só aí foi que vi que o futebol da FIFA está cheio de mentalidades obsoletas. Tem que expandir horizontes ![2]

Cara, por isso que deixei de me interessar por futebol e cheguei ao ponto de só assistir copa do mundo. O futebol não tem emoção nem uma, na maioria das vezes, depois as pessoas começam a criticar, pois não conseguem enxergar essas coisas que vc citou ai no texto e só querem reclamar dos erros de arbitragem ao invés de começaram a se perguntar pq o nível dos jogos está caindo

 
Às 18 de junho de 2010 às 19:01 , Anonymous Anônimo disse...

legal suas observações.
acredito que muitos que gostam e tambem os que realmente vivem do futebol, são a favor de mudanças na regra - o problema são os carcamanos conservadores!
estranho, apesar de toda popularidade do esporte, eles ainda devem acreditar em "time que está ganhando não se mexe"

 
Às 18 de junho de 2010 às 19:02 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 18 de junho de 2010 às 19:02 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 18 de junho de 2010 às 19:02 , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 18 de junho de 2010 às 21:19 , Blogger Papillon disse...

Mancha,

Ideias sensacionais, fiz minha versão mudando alguma coisa sobre as suas.

http://arautos.blogspot.com/2010/06/da-politica-jabulani.html

abraço!

 
Às 19 de junho de 2010 às 08:42 , Anonymous Ludwig disse...

Achei legal praticamente tudo, mas vou dar uma comentada em algumas coisas que deveriam ser levadas em consideração.
O Limite de faltas coletivas deveria ser maior (foi colocado igual ao futsal e ao basquete que só tem 5 jogadores em quadro), e consequentemente o número de faltas individuais poderia ser menor.
O privilégio do goleiro, só sendo goleiro pra você saber como é importante, e quanta pancada ele leva ali, o que deveria acontecer é os árbitros darem menos "PERIGO DE GOL".
A questão da substituição só seria possível se pudesse acontecer sem parar o jogo, mas o que poderia muito bem ser adaptado (como foi no futsal).
Quanto a analise por video, eu sou uma das pessoas que mais torço para que isso aconteça, mas não podemos esquecer que o que mais da dinheiro no futebol é a TV, que não quer que aumente o tempo de jogo (que seria consequência), teria que ser implantado pouco a pouco.
Em alguns campeonatos de futsal a regra do 0X0 que você colocou já existe e é muito bem aceita.
somente opiniões.
abraço

 
Às 19 de junho de 2010 às 12:07 , Anonymous Luis disse...

Cara, eu lia seus comentários sobre mudar a regra pelo twitter e nao curita muito,e sempre pensava que pelo menos vc poderia sugerir algumas idéias, agora que vi suas sugestões entendo que boa parte delas poderia começar a ser usada, como esse negócio de empate nao valer pontos e goleada valer mais ponto, acho até justo valorizar os gols nào só pelo saldo q é pouco usado como critério de desempate, realmente é muito chato ver jogo terminar em 0x0, ou até ver que os jogadores vão jogar pelo empate mesmo. Realmente algumas regras precisam ser mudadas e concordo com você agora!

 
Às 20 de junho de 2010 às 10:14 , Anonymous Pedro MVS disse...

Algumas de suas sugestões sao perfeitamente aplicáveis, outras esbarram na jogabilidade e realidade do futebol. se quiser mais informacoes sobre as propostas de mudanca de regra, me manda um email pevillela@hotmail.com
abss

 
Às 20 de junho de 2010 às 10:19 , Anonymous Anônimo disse...

Sugestões interessantes, ficaria mais dinamico o jogo, que realmente, futebol está chato, vulgo essa Copa do Mundo, que da sono os jogos, como o ex tecnico do Inter, o Forsati falou, o Futebol está virando futebol de resultados, , 1 x 0 já é goleada, Ainda mais, a torica pega no pé, só quer saber de resultados também .

Abraço

 
Às 20 de junho de 2010 às 18:15 , Anonymous eduardoaugusto disse...

Show de bola!!!!!!

 
Às 22 de junho de 2010 às 10:18 , Anonymous Anônimo disse...

pois é cara
concordo em tudo q vc falou, mas
por causa do desentendimento do técnico com um repórter parece q o mundo acabou, imagina essas mudanças

infelizmente não irá ocorrer

 
Às 24 de junho de 2010 às 09:57 , Anonymous Anônimo disse...

nunca gostei de futebol, talvez isso melhorasse um pouco. Ainda bem que estamos quase em setembro...

 
Às 28 de junho de 2010 às 13:36 , Anonymous Márcio Silveira disse...

Quando eu li essas sugestões, parecia que eu estava lendo um comentário de um americano. E digo isso porque muitos brasileiros, mesmo não acompanhando futebol de perto, não conseguem imaginar o futebol dessa maneira.
Acho algumas sugestões só serviriam para tornar o futebol menos dinâmico e, ironicamente, mais chato. O futebol é criado para ser dinâmico no seu decorrer, sem paradas ou interrupções, com exceção do intervalo de jogo, logicamente. Paradas adicionais, como pedidos de tempo ou análise por VT faria o ritmo de jogo cair.
Sem falar que o VT, como já foi mencionado aqui, anularia a emoção do fator erro humano. Quem realmente é apaixonado pelo futebol, sabe que as discussões pós-jogo sobre erros são uma emoção adicional às resenhas.
E não podemos afirmar que regras que dão certo em outros esportes irão dar certo no futebol, até porque, essa imutabilidade das regras, criticada na postagem, é um fator que faz do futebol um esporte tão admirável, ao invés de criticado, pois um esporte que surgiu há tanto tempo consegue manter sua tradição em termos de regra, o que não acontece com muitos outros esportes, que precisam alterar suas regras para não ficarem pra trás devido à evolução. Não é à toa que o nosso futebol aqui é hoje o esporte coletivo mais famoso e conhecido do mundo, e a Copa do Mundo possui o dobro da audência dos jogos olímpicos em todo o mundo.
Essa questão de colocar tecnologia no jogo também prejudicaria o esporte. Vale lembrar que várias e várias ligas espalhadas pelo mundo não têm poder fincanceiro suficiente para dar cobertura com aparatos tecnológicos aos seus jogos.
Eu vejo o "privilégio" do goleiro
da seguinte forma: a proteção do jogador ao subir num lance aéreo são os seus braços, que evitam porradas fortes nas laterais do tronco. O goleiro perde essa defesa ao subir para encaixar a bola, e, com os braços estendidos, contatos físicos fortes em seu tronco pode resultar em lesões/contusões. Acho que é uma questão de interpretação do juiz. O goleiro não é intocável, mas pode ficar à mercê de uma cotovelada sem chances de defesa.
Contudo, concordo com você em algumas sugestões.
Acho que mais substituições durante o jogo seriam bem vindas, bem como a volta de jogadores. Seria um benefício para a tática de jogo, já que o técnico poderia dispôr de atacantes, meias, zagueiros, na quantidade que quiser dentro de campo, sem falar na característica de cada jogador que poderia ser aproveitada em momentos estratégicos da partida.
Concordo também quando você afirma que o futebol está mais defensivo. Isso atrapalha o momento de maior alegria do futebol: o gol. E estilo defensivo tem sido adotado cada vez, prejudicando mais ainda o futebol criativo. Mas acho que os gols estão saindo, com erros da defesa ou não.
Bem, é isso aí. Parabéns pelo blog e obrigado por expressar sua opinião sobre o nosso "soccer". Acho que resenhas, opiniões e discussões são o que fazem qualquer esporte se tornar ainda mais popular e estudado.
Abraços!

 
Às 28 de junho de 2010 às 22:28 , Blogger Uyio disse...

Paulo, te respeito muito. Pra mim você é um dos melhores profissionais de FA que eu já vi. Um apaixonado, de fato.

E é por isso que em algumas vezes me darei ao luxo de discordar de você.

Vamos por partes:

1- Desde que seja uma parada num tempo pré-determinado, pode até ser. Mas, poderia-se implantar o uso de fones para comunicação de técnico e capitão (que as vezes parece um título inútil em campo, já que el não é nada de especial).
A graça do futebol é sua interrupcidade, e o pedido de tempo é algo a ser pensado de maneira bem gradual.

2- Impedimento da intermediária pra frente? Ótimo! Pra mim que jogo rugby, seria excelente colocarem uma linha na intermediária, na qual nós do rugby poderiamos fingir que seria nossa linha dos 22 metros. :D
Brincadeiras a parte, não. Dificultaria aos auxiliares, e, como os atacante spodeão ficar até a intermediária em estarem impedidos, aumentaria a área de jogo, o tornando ainda mais lento e inconclusivo.

3- Vamos imaginar que a regra 2 e a 3 funcionassem juntas. Eu poderia ter um atacante "na banheira", e os zagueiros obrigados a jogar no ataque? Ficaria varzeano.
Mas, imaginando que só a 3 funcionasse, te dou um pouco de razão, pois o jogo ficaria mais compacto e rápido. Todavia os defensores não são treinados para ter a bola em seus pés. Indo ao campo ofensivo, eles seriam obrigados a ter mais criatividade. Poderia até funcionar, mas teria que ser algo bem gradual.

4- Já foi experimentado isso uma vez, se eu não me engano num Rio-São Paulo. Mas, imagina se isso acontece. Paulo, esportes de campo são, por sí só,viris. Uma regra dessas, à minha opinião, tiraria a forma do jogo, em sí. Rúgby, Lacrosse, FA. Todos estes esportes podem se utilizar de jogadas mais ríspidas. Porque o Futebol não poderia.
E, se esta fosse implnatada, a "malandragem" poderia ficar a níveis insuportáveis. Deu 5 faltas, todo mundo cai com qualquer toque.

5- RUGBY! Ou Handebol, se preferirem.
Boa idéia. Mas, não com um limite de faltas, mas sim com uma advertência que leve o jogador pra fora de campo, deixando sua equipe momentâneamente com um a menos.

6- O Goleiro precisa de regalias?
E o Kicker? Todo mundo treina pra chutar no FA, certo? Todo mundo treina pra ser goleiro no Futebol, certo? Como as duas são negativas, regalias sim.

7- Concordo em partes. Mas, com mais gente na barreira, fica menos gente na marcação. O uso de jogadas ensaiadas, se bem usado, pode ser mortal.

8- Isso criaria jogadores mais fortes fisicamente, e possívelmente com menos técnica, já que todos estes terão, durante a partida, tempo pra descansar. Reclamamos tanto da força sendo imposta sobre a técnica... mas concordo em partes. Seria interessante.

9- Todo mundo concorda, certo? Sou tradicional, não puritano :P

10 e 11- A partir do momento que se pisa em campo se faz uma contenda, independente do dia ser inspirados ou não. Creio que, como esporte profissional, o que vale é o espetáculo, e este pode acontecer, apesar de um 0 a 0. Por que não valeria pontos?
Poderia-se dar mais pontos a times que aplicassem goleadas, como você mesmo falou, ou que perdessem por placares mínimos, como no Rugby. Mas, privar pontos de um empate... pelo menos pra mim não cai bem.

Bom, espero ter acrescentado algo a esta discussão.

Um Abraço!

 
Às 29 de junho de 2010 às 15:03 , Anonymous Anônimo disse...

Como é engraçado acompanhar seu twitter,me divirto..a gota d'água foi voce comentar que suas críticas ao futebol geram antipatia e como voce é jornalista não deve se calar,hahahaha.. Primeiro,quem te conhece pra voce achar que estão preocupados com voce?Segundo tudo que vc faz é reclamar da sua vida,que deve ser bem chata pq não há nada q vc nao escreva q seja reclamar,e por ultimo: pare de agir como uma menininha,que nao aceita quem nao discorda de vc, outro dia mesmo foi estava incentivando comentarios no blog de um jornalista que escreveu uma critica ao futebol americano, vc mesmo senhor MANCHA,o mesmo que se diz criticado, para de se achar importante,vc nao e!emi

 
Às 29 de junho de 2010 às 15:33 , Blogger Paulo Mancha disse...

Ih, acho que dessa vez eu irritei alguém...

 
Às 29 de junho de 2010 às 19:14 , Anonymous Mauricio Arx disse...

Mancha, não ligue para o que esse boçal do anônimo aí em cime disse. Aliás, é um covarde que não mostra a cara quando vem te agredir. E olha que eu NÃO concordo com a maioria das suas propostas, mas te respeito muito como comentarista de FA e sei que voce esta defendendo um ponto de vista sem ofender ninguem, nada a ver o trouxa aí em cima te comparar ao Flávio Gomes, esste sim um jornalista mal preparado que escreve se argumentos, só pra falar mal. Um abração.

 
Às 3 de julho de 2010 às 12:51 , Blogger Unknown disse...

Caro Mancha, muito bom o seu texto e, principalmente, suas idéias.
Eu, particularmente, gosto muito da regra do impedimento, acho-a muito inteligente. A única coisa que não gosto do impedimento é aquela interpretação do jogador que participa ou não do lance. Deveria ser prático: se está em posição de impedimento, está impedido e pronto.
Uma coisa que detesto no futebol é aquele lance em que a bola está no alto e o arbitro ou o bandeira marcam saída de bola, normalmente no escanteio. Sabe aquele lance, último escanteio do jogo, seu time perdendo, a bola sobe em direção à área, expectativa......e o juizão apita que a bola saiu. Meu! Que raiva que dá.
Minha sugestão: a bola tem que bater no chão pra valer (touchdown, rs,rs,rs), tanto no lateral, no escanteio e, também no gol. A bola poderá sair pela lateral e o jogador sair do campo e pegá-la no ar lá fora, desde que a mesma não toque no chão; mesma situação no gol: pra valer tem que tocar no chão, lá dentro do gol.
Concordo que essa mudança seria uma revolução, seria muito radical, mas, em minha humilde opinião, o futebol ficaria muito mais legal. Claro, junto com todas essas que você já sugeriu. Grande abraço.
Carlos AC

 
Às 9 de julho de 2010 às 10:08 , Blogger Pedro D. H. disse...

"O exemplo máximo dessa saudável flexibilidade está nos Estados Unidos, onde NCAA e NFL nunca hesitam em alterar regras se isso lhes parecer favorável. Essas entidades "corrigem" o rumo das regras conforme o esporte evolui."

O problema para a FIFA é que não lhes parece favorável a alteração... por isso a afirmativa é viciosa.

Quem derá que as regras fossem alteradas.

 
Às 18 de outubro de 2014 às 14:37 , Blogger Ivon disse...

Concordo com quase todas. Sónão no caso de punir o time que toma a goleada. Veja já tomou a goleada. No caso de empate a regra deveria ser disputar mmorte súbita se não sair a vitória ai, decisão por penaltes cobranças alternadas.O empate não deve ser considerado: seja sem gols ou com gols, 1x1, 2x2, 3x3.... Não importa.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial