Já ouviu falar do Corinthians de Staten Island?
Recebi esta semana a edição de junho do Coffin Corner, o boletim impresso da Professional Football Researchers Association (PFRA), uma associação de jornalistas, técnicos e fãs que gostam de fuçar nos primórdios (e também na história recente) do futebol americano.
Achei um artigo curioso. O jornalista Mel Smith fez uma pesquisa no “very beginning” do nosso tão amado esporte. Ou seja, no final do século 19. Veja algumas das descobertas:
Todos jogavam de tudo
Na década de 1880, era comum os atletas de universidades e clubes desportivos praticarem os “três futebóis”:
• O da bola redonda tinha o nome oficial de Association Football, mas era chamado popularmente de "kicking game" (“jogo de chutar”).
• O da bola oval veio da Inglaterra com o nome “Rugby Union Football” (aliás, até hoje esse é o nome do rugby), mas os americanos diziam somente "carrying game" (“jogo de carregar”).
• Finalmente, o novo esporte, que nada mais era senão o rugby com downs...
O primeiro nome do futebol americano
O “rugby com downs”, uma invenção de Walter Camp, passou a ser chamado de “American Colegiate Game” em 1882.
O segundo nome...
Em 1886, o novo esporte ganhou a alcunha de “American Rugby Football”. E foi assim por quase 20 anos!Só no começo do Século 20 é que os americanos suprimiram de vez a palavra “Rugby” e passaram a designa-lo apenas como “American Football” (na foto, um jogo de 1902 entre as universidades de Michigan e Minnesota).
Mais de 200 clubes!
Entre 1880 e 1900, surgiram nada menos que 248 times de futebol americano em clubes desportivos – sem contar as universidades.
Clube de Regatas... de futebol americano!
Assim como ocorreu no Brasil com Vasco, Flamengo, Tietê e outros, muitos clubes tinham origem em outros esportes, sobretudo o remo, a vela e o cricket.
Alguns deles: Brooklyn Nautilus Boat Club, Harrisburgh Cricket, Bradford Boat Club…
Nomes que você nunca imaginou
Algumas equipes tinham nomes que hoje soam curiosos:
• Boston Gentlemen (“Cavalheiros de Boston”),
• Manhattan Amateurs (“Amadores de Manhattan”),
• Brooklyn Clintons (será que as cheerleaders eram as bisavós da Mônica Lewinsky?),
• South Worcester Englishmen (“Os ingleses de South Worcester”)
• E, finalmente, o Corinthians! Sim, havia o Staten Island Corinthians, que surgiu em 1889 e jogava no estado de Nova York. Mas o forte do clube era o baseball, com o astro Tuck Turner (na foto).
4 Comentários:
Essas fotos da época são de mais! Show de bola as informações Mancha. Aguardo anciosamente aqui o ínicio da temporada no BandSports!
Mancha, parabéns MESMO por compartilhar com a gente informações tão legais e valiosas sobre nosso esporte favorito.E tudo apenas por interesse em deixar os fãs por dentro. Excelente inicitiva desde que o blog começou, continuem assim e não liguem pra comentários de alguns babacas que as vezes vem só pra enchr o saco. Abração
Fantástico esse post !
Mais um Corinthians que nunca ganhou uma Libertadores...
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial