Ops! My mistake...
Galera, eu errei feio e comi bola no BandSports Football desta terça-feira. Gostaria de pedir desculpas à todos que assistiram o programa (a todos que não assistiram também)!
Nós, que amamos o Futebol Americano, muitas vezes acabamos nos envolvendo muito com aquele que é o principal torneio de bola oval no mundo, a NFL. Para nós, que trabalhamos com a maior das ligas, especialmente durante a temporada, fica muito fácil "se perder entre Steelers e Patriots, Cowboys e Giants" e esquecer do mundo lá fora. A verdade é que existe sim um mundo lá fora. A NFL não é o único lugar no mundo onde a felicidade existe.
Hoje, durante a transmissão do BandSports Football, um dos assinantes perguntou se existia "uma Copa do Mundo de FA". Meu grande amigo e comapnheiro de BandSports, Ivan, desconhecia a existência de tal torneio. E eu, de forma inocente e completamente estúpida, acabei concordando com a resposta negativa. Um erro grotesco, já que há muito tempo eu sei da existência da IFAF. Há muitos anos atrás acompanhei de perto a participação de um combinado Brasileiro de Flag Football, comando por Paulo Arcuri e Cláudio Telesca. Lembro-me do desafio da equipe para jogar o Mundial de Flag. E se o de Flag existe, o de FA também.
Os moldes da Copa do Mundo de FA são muito parecidos com o torneio da Fifa. A competição rola a cada quatro anos e desde 1999 já foi disputada 3 vezes. Na primeira edição da Copa, disputada na cidade de Palermo, na Italia, o grande campeão foi (supreenda-se) o Japão! Mas calma, os EUA não disputaram esta edição. Os resultados foram os seguintes:
Copa de FA 1999
Championship Game
Japan 6 Mexico 0 (OT)
Terceiro lugar
Sweden 38 Italy 13
Quinto lugar
Australia 10 Finland 3
Fase de grupos:
Italy 28 Finland 7
Mexico 89 Finland 0
Mexico 54 Italy 0
Sweden 22 Australia 6
Japan 21 Sweden 14
Japan 54 Australia 0
Em 2003, rolou a segunda edição da Copa do Mundo de FA. E advinha só quem ganhou? Os EUA, você deve estar pensando, certo? Errado! Os japoneses foram bi-campeões. O torneio, neste ano foi realizado na cidade de Frankfurt, na Alemanha.
2003 - Frankfurt Rhein-Main, Germany
Championship Game
Japan 34 Mexico 14
Terceiro lugar
Germany 37 France 6
Semi-finais
Japan 23 France 6
Mexico 21 Germany 17
Por fim, em 2007 tivemos a 3º e mais recente edição da Copa do Mundo de FA, da IFAF. E depois de dois títulos consecutivos, o Japão foi o país sede. E aí, arrisca um palpite de quem foi campeão? Japão, né? Bi-campeão, jogando em casa, com apoio da torcida... Errado! Os Yankees (os americanos, não o time de Baseball) entraram no circuito. O título ficou com os Estados Unidos. Mas ao contrário do que se imagina, os americanos não tiveram vida fácil, não. Decidiram o título com Japão, só ganharam no OT e por um FG. Ao contrário do esporte da bola redonda, aqui nós é que temos que contratar técnicos japoneses pra nos ajudar.
Confira como foi o torneio de 2007.
2007 - Tokyo, Japan
Championship Game
USA 23 Japan 20 (OT)
Terceiro lugar
Germany 7 Sweden 0
Quinto lugar
Korea 3 France 0
Fase de grupos
Japan 48 France 0
Germany 32 Korea 2
Sweden 16 France 14
USA 77 Korea 0
USA 33 Germany 7
Japan 48 Sweden 0
A seleção americana é formada por atletas universitários de expressão duvidável. Numa rápida busca, de uns 5 jogadores, apenas Rocky Pentello retornou algo realcionado com a NFL - um convite para o Camp dos Browns, pra disputar a vaga com o Brady Quinn - a gente já sabe o resultado. Dos outros quatro jogadores, nenhum nem chegou perto a NFL. Quer saber o roster completo? http://www.usafootball.com/teamusa/players/senior/
Se você achar algum destaque legal, manda pra gente.
O único integrante da equipe com mais prestígio foi o técnico, o veterano John Mackovic. Ele foi assistente de Tom Landry nos Cowboys, teve uma boa carreira universitária, com um recorde de 94-78-3 e foi HC dos Chiefs, da NFL, de 83 a 86.
A próxima Copa do Mundo será realizada na Europa, em 2011.
Fica a pergunta, será que dá pro Brasil mandar uma seleção? E aí AFAB???
3 Comentários:
ola silvio,eu tenho uma duvida qto ao regulamento na nfl.mtas vezes eu vejo um jogador sair com a bola pela lateral do campo e o cronometro nao para,mas as vezes ele para,ql o criterio?
agradeço desde ja
Que isso você e o Ivam tem credito, quem ia imaginar que havia um campeonato mundial onde os melhores que neste caso é o EUA não vão, seria a mesma coisa de uma copa do mundo sem a seleção brasileira!! um grande abraço.
Fabio Mamede, joinville-Sc
Um dia num futuro um pouco distante vão criar uma World Football Classic aonde os jogadores da nfl participarão. heheh
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial