Update Nº 3 sobre o primeiro narrador de futebol americano do Brasil
Esta semana, fui até a casa do falecido narrador esportivo e produtor cultural Walter Silva, o “Picapau” – primeira pessoa a transmitir um jogo de futebol americano na TV brasileira.
Confesso que foi emocionante. Fui recebido de forma muito simpática pela esposa dele, a artista plástica Déa Silva, e por um de seus filhos, o médico Carlos Eduardo. Déa me levou ao escritório de Walter, onde o narrador mantinha impecavelmente arquivado tudo a respeito de sua carreira.
Entre as coisas, uma pasta com fotos de jogadores da NFL, cartas trocadas com telespectadores, memorandos da CBS, folhas com escalações de todos os times, revistas da época, folhetos explicativos sobre as posições dos atletas... Ele guardou tudo, por 40 anos!
Fiquei tão abobalhado olhando aquelas relíquias que esqueci de anotar coisas importantes, como a lista de jogos que passaram. Prometo voltar lá e publicar esta informação aqui no blog...
“Na época, as estrelas eram o Baltimore Colts e o Dallas Cowboys”, conta o filho Carlos Eduardo, que tinha 10 anos em 1969. “É, seu pai torcia para eles”, continuou Déa. Aliás, em alguns momentos, ela não consegue evitar as lágrimas – Walter faleceu recentemente, em fevereiro deste ano.
Déa conta que tudo começou no final de 1968, quando a emissora americana CBS enviou à TV Tupi algumas fitas com jogos de futebol americano da NFL. O também falecido diretor de TV Cassiano Gabus Mendes mostrou os tapes a Walter Silva e perguntou: “O que fazemos com isso?”
A resposta de Silva foi imediata: “Vamos transmitir esse esporte! Eu não entendo nada, mas damos um jeito!” A ousadia deu certo e logo estava Walter Silva narrando uma partida num domingo à tarde (em VT – não havia transmissão ao vivo entre Brasil e EUA naquela época).
Logo na primeira transmissão, Walter Silva disse claramente no ar: “Se você, telespectador, conhece bem este esporte, entre em contato conosco e venha nos ajudar!”
Não deu outra: na semana seguinte, um jovem executivo americano do Citibank estava ao lado de Walter Silva, comentando os jogos e explicando aos brasileiros aquele esporte “gringo”. Seu nome era Thomas Noonan, que depois viria a ser presidente do Citibank para a América Latina.
As transmissões duraram cerca de um ano e causaram polêmica. Entre os recortes guardados por Walter Silva está uma matéria de um Jornal de Araçatuba reclamando: “Até quando vamos tolerar o ‘Futebol’ Americano?”. Claro que houve cartas de apoio também.
Meu próximo objetivo é falar com Thomas Noonan, o comentarista. Ele vive hoje em San Diego (EUA), pelo que consegui descobrir na internet.
Wish me luck!
7 Comentários:
Boa sorte nessa luta, Mancha!!
Tirou cópias do material? Será uma ótima fonte de informações para suas palestras!
Victor Magalhães
TE #1
Maceió Crabs
Nossa... 69, grades tempos do meu Minnesota Vikings! Parabens Mancha.
Caramba cara, tu ama isso mesmo.
Não tenho palavras.
Seja o melhor do Brasil. Isso se já não és. É questão de tempo.
Abraços!
Felipe Lima, Maxambomba Rugby.
Rio de Janeiro.
Boa sorte, Mancha!
Gostei muito dessa matéria!
Luis Gustavo Martinelli
São José do Rio Preto, São Paulo
http://footballforrookies.blogspot.com/
Pena q chegou aqui no Brasil justamente após os 2 SBs do meu Packers!
ei paulo nesse videos tem mostrando o que pode e nao pode nas regas de do futebol americano
http://www.youtube.com/watch?v=OW_wj9aKGQ8
http://www.youtube.com/watch?v=219CcNmZe0M
esse video eh do jogo dos rams contra seattle la nos anos 90
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial