CLIQUE AQUI PARA CONTATOlogo

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Uma "bíblia" da NFL...


Achava que nenhum livro me impressionaria tanto depois de ler "How Football Explains America", do Sal Paolantonio, e "The Best Game Ever", do Mark Bowden.

Mas eu estava enganado... "America's Game", do historiador Michael MacCambridge, é provavelmente a mais completa obra sobre a história da NFL.

O livro é enorme: 560 páginas, com letras miudinhas... E por isso mesmo vai a um nível de detalhismo insano, como relatar toda a vida do Paul Brown, o treinador que revolucionou o futebol americano no final dos anos 40, praticamente "inventando" a posição de wide receiver. Sim, porque até então, esse termo não existia, já que ninguém se posicionava de forma aberta (wide) no snap. Em vez de WRs, havia apenas os "ends", que se alinhavam ao lado dos offensive linemen. Daí, inclusive, o atual "tight end" - o end que permaneceu "colado" na linha...


Bom, não vou me estender, senão vai virar um tratado de história do futebol americano. Por falar nisso, este fim de semana ganhei um presente de Natal: fui aceito como membro da Professional Football Researchers Association (PFRA), uma entidade americana composta de centenas de jornalistas e técnicos que se interessam e escrevem sobre história da NFL.

Uma pena eu não poder ir ao Super Bowl este ano, porque até convite para encontrá-los já rolou. Obviamente, eles estarão todos em Miami dia 7 de fevereiro...

7 Comentários:

Às 25 de dezembro de 2009 às 13:12 , Blogger Rômulo Mendonça disse...

Olá Mancha...sempre acompanho seu blog e gosto desse viés histórico que vc impõe às suas análises. Pena que hoje talvez não ouça a transmissão de vcs...já que o Band Sports tá sem audio aqui em Divinópolis (Minas Gerais) desde anteontem pelo menos hehe...Moro em BH e estou aqui com minha família...abraço

Rômulo Mendonça

 
Às 25 de dezembro de 2009 às 14:18 , Blogger Humor sem graça disse...

Mancha, tem algun livro sobre futebol americano em portugues ? qual ?

abraço

 
Às 25 de dezembro de 2009 às 15:01 , Blogger Frederico Ayres disse...

Parabens Mancha, na minha prox viagem irei procurar esse livro, ou sera que eu o acho na amazon.com?

 
Às 25 de dezembro de 2009 às 16:21 , Blogger Unknown disse...

Ainda não leio perfeitamente em inglês, por isso vou esperar mais uns 3 anos para ler livros sobre football.

 
Às 25 de dezembro de 2009 às 16:33 , Blogger Paulo Mancha disse...

Entõa, Lucas e Chad, ainda não tem nada em português, não...

Frederico, tem na Amazon, sim! Mas vc acha também nas livrarias quando estiver nos EUA.

abs!

 
Às 25 de dezembro de 2009 às 16:43 , Blogger Humor sem graça disse...

Valeu mancha, parabens pelo blog.

 
Às 25 de dezembro de 2009 às 20:45 , Blogger Humor sem graça disse...

Mancha, acho q achei um fato no minimo curioso.

nao sei se foi na sua transmissao, mas falaram que nenhum jogo tinha terminado 0x0

tente averiguar..

no dia 21 de setembro de 1930 .. Brooklyn Dodgers (que depois de muitas mudanças se tornou Indianapolis Colts) empatou em 0x0 com o Chicago Bears.

sempre que estiver procurando algo sobre a historia do futebol americano e quiser ajuda de um fã curioso, entre em contato..

hehehehehe, grande abraço.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial